Melhorar a qualidade da Educação em Poá é, com certeza, um desejo de todo munícipe. E foi pensando nisso que o vereador Saulo Teixeira Alberto da Costa (PSL), o Saulo Dentista, apresentou, em agosto de 2017, o Projeto de Lei nº 64, que criou o programa "Adote uma Escola ou uma Creche da Rede Municipal de Ensino" de Poá. O projeto foi aprovado pela câmara e sancionado pelo atual prefeito Gian Lopes (PL), em outubro de 2017, como Lei Ordinária 3.969. A presente lei tem como objetivo estimular a parceria do Poder Público com pessoas físicas e jurídicas, que possam colaborar com a melhoria ou conservação dos prédios e unidades escolares instaladas na cidade. "Precisamos tornar essa lei conhecida entre os empresários e comerciantes, a fim de incentivarmos a realização de parcerias que beneficiem as escolas da cidade. Muitas estão em estado lastimável, com problemas como goteiras em dias de chuva, por exemplo, e outras precisando de reformas que poderiam ser feitas com a adoção por pessoas ou empresas privadas", explicou o autor do projeto.
Segundo Saulo, a lei já foi sancionada e agora precisa ser colocada em prática. "Esse tipo de parceria, além de melhorar a qualidade de ensino na cidade, promovendo reformas e adequações nos prédios, também iria proporcionar um ambiente agradável aos alunos, professores e funcionários", analisou.
Para o vereador, todas as unidades escolares precisam estar em constante manutenção, daí a importância desse projeto. "Um dos exemplos de que a iniciativa pode dar certo aqui em Poá é o que ocorreu em Itaquá. Recentemente, a Creche Mama Dora foi contemplada com a pintura das fachadas, demarcações de estacionamento e podas de árvores, troca de piso da entrada da unidade e pintura do piso do parquinho, tudo isso por meio de uma parceria fechada entre uma empresa produtora de eventos da cidade junto à Secretaria de Educação", completou Saulo.