Quem já chegou à terceira idade e quer melhorar ou manter a qualidade de vida pode participar das atividades de artesanato, coral, dança e esporte oferecidas pelas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Itaquaquecetuba. Atualmente, ainda há disponíveis 250 vagas para os idosos.
Essas aulas fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquá que tem o objetivo de oferecer uma programação voltada a esse público. A parceria entre a pasta e a Associação Cultural, Artes, Lazer, Educação, Dança, Esportes e Entretenimento (Acaledee) - que oferece as aulas - disponibiliza um total de 650 vagas para os idosos, mas ainda há 250 em aberto.
De acordo com Rosana Rodrigues da Silva, coordenadora da Acaledee, investir nesse público é de suma importância para melhorar a qualidade de vida deles "São idosos a partir dos 60 anos que geralmente ficam em casa, chegam à melhor idade e tratam o envelhecimento de maneira equivocada", explica. As atividades visam dar mais vigor, autonomia e entretenimento nesta fase da melhor idade.
Os Cras estão localizados nos seguintes bairros: Caiuby, Quinta do Boa Vista, Recanto Mônica, Morro Branco, Jardim Itaquá. Confira os endereçosno quadro ao lado:
Turismo
A Secretaria Municipal de Turismo de Itaquaquecetuba abriu 140 vagas para os cursos de artesanatos da pasta, com objetivo de capacitar os interessados em empreender e gerar renda com o comércio de peças confeccionadas com MDF, biscuit, E.V.A, pintura em tecido, crochê, tricô, pedraria e bordado. Para se inscrever basta ter mais de 16 anos e morar no município.
As inscrições tiveram início dia anteontem na Secretaria de Turismo e seguem até o dia 5 de julho ou até que todas as vagas sejam preenchidas. No ato da inscrição é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4.
As oportunidades são para aulas de E.V.A (20 vagas), biscuit (20 vagas), pintura e customização (30 vagas), MDF (20 vagas), crochê (20 vagas), tricô e crochê (10 vagas) e bordado em tapete (20 vagas). As aulas terão início a partir do dia 8 de julho.
Ao término do curso os participantes recebem todos os encaminhamentos para obter a carteirinha da Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades) e serem reconhecidos profissionalmente como artesãos. Além disso, participam de uma formatura e recebem certificados.
A Secretaria de Turismo fica na Praça Padre João Álvares, número 25, no centro da cidade e as inscrições são realizadas de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4754-1903 ou pelo Whatsapp
9 8368-8689.