O "Programa Sementinha" do Grupo Unido de Apoio na Ação de Resistência às Drogas (Guard) realizou ontem a formatura do primeiro semestre dos alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb), José Piacentini.
O objetivo é informar e orientar os alunos sobre os prejuízos que as drogas causam e ensinar as habilidades necessárias para os estudantes se manterem longe destas substâncias. Durante as palestras, são realizadas atividades de motivação, apresentações audiovisuais e de teatro para que os estudantes se protejam do assédio de usuários e traficantes de drogas.
A ação é uma parceria entre as Secretarias de Segurança Urbana e de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti). O Programa está sob a coordenação do Guarda Civil Municipal (GCM) Fábio Manoel, além dos GCMs instrutores José Aquino de Miranda, Joel Benjamim da Silva e Taciane Maria da Silva. Aproximadamente 700 crianças participaram do programa.
De acordo com o GCM Fábio Manoel, houve uma reestruturação do programa. "Trocamos todas as unidades escolares que foram atendidas em anos anteriores e agendamos novas unidades, visando ampliar a maior número de bairros a ação multiplicadora de combate ao uso de drogas e entorpecentes".
Segundo o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, este projeto tem grande importância: "Somente com políticas educacionais e sociais preventivas é que iremos amenizar os malefícios causados pelas drogas," disse Novais.
Santa Isabel
Termina hoje em Santa Isabel a Semana de Defesa e Prevenção Contra ao Uso de Álcool e Drogas, realizada pelas Secretarias de Assistência e Promoção Social. Ontem, a prefeitura organizou a Caminhada de Combate ao Uso de Drogas, saindo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Oscar Ferreira de Godoy, em direção à Praça Fernando Lopes. Neste local foram realizadas apresentações de teatro e música. No período da tarde, as manifestações artísticas se repetiram no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Jardim Eldorado.
Hoje será realizado um Ciclo de Palestras, a partir das 14 horas na câmara e a posse do Conselho Municipal de Política sobre drogas (Compod). As ações irão encerrar a Semana de Prevenção.
As ações de conscientização tiveram início na última segunda-feira, em Santa Isabel. De acordo com a prefeitura, o início dos trabalhos foi marcado por um Curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao uso nocivo de drogas. Na ocasião, os participantes puderam prestigiar as seguintes palestras: "Família: Base de toda prevenção ao uso e abuso de drogas" e "Boas Práticas na Prevenção e Recuperação a Dependência Química", ministradas pelas policiais da Divisão de Educação do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Paula Tavares e Marta Correa.