Durante o mês de junho, cinco Unidades de Saúde da Família (USF) vão promover palestras de orientação e prevenção sobre temas ligados aos cuidados na gestação, acompanhamento médico e a chegada de um bebê. As ações estão programadas para ocorrer a partir de amanhã e prosseguem até o dia 28 deste mês. Poderão participar gestantes e qualquer pessoa que se interesse em conhecer mais sobre esses assuntos.
Amanhã, às 7h30, a doutora Erica Magalhães dos Santos, especializada em medicina da família, falará sobre a importância do exame do pezinho, na USF Pequeno Coração. O mesmo tema será abordado na USF América, no dia 26, às 14 horas, e na USF Josely, às 8h30, no dia 28.
Ainda amanhã, a equipe de enfermagem e de agentes comunitários vão falar sobre "Mortalidade Materna", na USF Josely, às 10 horas, assunto que também será explanado pela USF Miray, no dia 11, às 8 horas. De acordo com o Ministério da Saúde, a morte materna é considerada qualquer óbito ao longo da gestação ou até 42 dias após o nascimento do bebê, e a maior parte delas (cerca de 92%) pode ser evitada, uma vez que normalmente são provocadas por hipertensão, hemorragias ou infecções.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda que no último dia 28 de maio foi celebrado o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna. Segundo a secretaria, parte das ações da pasta para o mês de junho foi direcionada ao tema com o objetivo de propor uma reflexão e também a conscientização sobre a importância dos cuidados e da realização do pré-natal durante toda a gestação para evitar os riscos de mortalidade materna.
No dia 18, a USF Pequeno Coração terá orientações sobre "Aborto Espontâneo", às 9 horas.