O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), esteve presente ontem na abertura da ação Junho Verde, em Jundiapeba, que reuniu alunos de escolas municipais que fizeram o plantio de mudas, na Praça da Liberdade. Todas as ações que ocorrerão ao longo do mês serão voltadas à preservação do meio ambiente. Em entrevista, Melo afirmou que a revitalização do Pico do Urubu, ponto turístico localizado na Serra do Itapeti, está prevista para ser entregue até o final deste ano, com o investimento estimado em cerca de R$ 400 mil. "A reforma vai ser realizada para permitir que haja um local de estacionamento adequado e também para que as pessoas apreciem melhor um dos pontos turísticos mais lembrados da nossa cidade", explicou o prefeito.
Embora ontem a comemoração tenha sido específica para o Dia Mundial do Meio Ambiente, o município segue a tradição de celebrar a temática durante todo o mês de junho, com a realização de diversas atividades voltadas à preservação ambiental. O evento começou às 10 horas e reuniu algumas turmas da Escola Municipal Álvaro de Campos Carneiro, o Cempre Professora Lourdes Ianuzzi e a Escola Estadual Professor Cid Boucalt.
Apesar da chuva, a programação seguiu normalmente, com os alunos animados com as atividades apresentadas durante o evento. As turmas realizaram apresentações instrumentais, de dança e recitaram poemas que abrangeram o assunto da preservação do meio ambiente.
No palco, Melo conversou com os alunos e questionou se todos tinham o hábito de separar o lixo em casa para a reciclagem, e falou sobre a importância da atitude. "É necessário realizar a separação dos tipos de lixo, todos nós devemos nos preocupar com o meio ambiente. Caso contrário, não conseguiremos mais apreciar as paisagens dos parques, rios e mares da cidade", elucidou.
A aluna Maria Eduarda, de 11 anos, argumentou da mesma forma sobre a relevância da preservação. "A gente colhe o que planta, então, se desmatarmos a natureza, não conseguiremos fazer um piquenique, por exemplo. Também não iremos descansar na sombra das árvores e a nossa respiração vai ficar péssima com toda essa poluição", acrescentou.
O secretário do Meio Ambiente, Daniel Teixeira, esteve no evento e ressaltou que a sociedade precisa zelar pelas melhorias ambientais. "É importante frisar que, além dos órgãos públicos, toda a comunidade precisa exercer o papel de cuidar das praças e parques, por exemplo", destacou. Segundo ele, é importante que o trabalho seja feito em conjunto.
No final do evento, cerca de 50 mudas foram plantadas pelos alunos, na praça da Liberdade. As plantações ficaram sob os cuidados de alguns moradores do bairro.
*Texto supervisionado pelo editor.