Os servidores da Prefeitura de Suzano receberam ontem orientações para a coleta seletiva solidária nos prédios públicos municipais. Na oportunidade, cada setor teve a visita de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e da Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence), que explicaram como deve acontecer a separação dos resíduos e como a atividade se reverte em sustento das famílias dos 14 cooperados. A ação faz parte da Agenda Ambiental da Administração Pública (A³P), lançada ontem, no Dia Mundial do Meio Ambiente.
A visita dos cooperados teve também a participação de representantes do setor da limpeza, do membro da Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (Cisea), Allan Santos de Oliveira, e da engenheira ambiental Giovanna Rodrigues Hamada, que é servidora municipal da Secretaria de Meio Ambiente. De acordo com ela, por meio de análise, a pasta observou que pelo menos 70% dos resíduos gerados nas repartições públicas são recicláveis. O início da atividade foi acompanhado pelo prefeito em exercício, Walmir Pinto, pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Gianuzzi, e pela diretora da pasta Solange Wuo.
A expectativa é de que todo o material separado seja recolhido pelos funcionários da limpeza, que vão encaminhar o volume à cooperativa uma vez por semana. A presidente da Univence, Alessandra de Paula Vieira, pontuou a importância do caráter solidário da ação. "Na cooperativa, a gente realiza a triagem, prensa e vende o material reciclado. Este dinheiro é o que sustenta 14 famílias que dependem unicamente deste serviço", disse.