Poá intensifica amanhã a vacinação contra a febre amarela nas unidades de saúde dos bairros Nova Poá, Jardim América, Centro, Calmon Viana, São José, Cidade Kemel e Vila Varela, das 13 às 19 horas. Quem for se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com foto. A ação é uma realização da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde.
Segundo explicou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos Indaiá, aproximadamente 75 mil pessoas já foram imunizadas contra a doença no município e nenhum caso foi registrado na cidade. "As pessoas poderão neste sábado comparecer aos postos de vacinação e se imunizar. Podem tomar a dose munícipes a partir dos nove meses de idade, no entanto a vacinação não é recomendada para pessoas que estão com baixa imunidade. Para quem esteve doente, depende de avaliação médica".
A diretora técnica da Vigilância em Saúde de Poá, Fabiani Ferri, explicou que não há, desde 1942, na cidade, registro de febre amarela urbana. "A febre amarela é silvestre e qualquer dúvida em relação à doença as pessoas podem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica do município pelo telefone 4639-9121".
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. Reveste-se da maior importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti.