Mogi das Cruzes sediou ontem, no auditório do Cemforpe, o 8º Encontro de Conselhos Municipais sobre Drogas do Estado de São Paulo. O evento foi promovido pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned) da Secretaria de Justiça e Cidadania e a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O tema principal do encontro foi "O Álcool e seus Desafios: Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas".
O prefeito Marcus Melo (PSDB) prestigiou a abertura, que reuniu conselheiros e autoridades de diversos municípios paulistas. Também estiveram presentes o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, o presidente do Coned, Marcelo Ribeiro, os vereadores Edson Santos e Rodrigo Romão, entre outros.
"A droga é um dos maiores desafios da atualidade e está presente em todas as cidades, por isso a necessidade de trabalharmos em conjunto. Em Mogi das Cruzes estamos conseguindo avançar com recentes ações como a implantação do Caps AD, que oferece tratamento multiprofissional, e do Projeto Anjos da Guarda, que é inspirado no Proerd e leva orientações sobre prevenção para jovens e crianças", explicou o prefeito.
O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, ressaltou a importância de encontros para troca de informações e atualizações entre os municípios. "Fico feliz em saber do trabalho realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes porque é justamente esse o caminho: atuar nas escolas, nos centros esportivos e outras instituições voltadas para os jovens", elogiou.
O presidente do Coned, Marcelo Ribeiro, foi o primeiro palestrante do encontro e abordou "O Álcool no Centro da Política", mostrando um histórico do consumo de bebidas alcóolicas desde 4.000 anos antes de Cristo. "O álcool foi escolhido como tema central do nosso encontro porque é a substância mais utilizada pela população e interfere na vida de praticamente todas as famílias", afirmou.