Na área da Educação, a Vila Brasileira possui 1.568 alunos na rede municipal e em unidades subvencionadas pela prefeitura. Desse total, 603 estudam em período integral, recebendo cinco refeições diárias.
Já na segurança pública, mesmo sendo uma obrigação do Estado, a administração municipal tem investido cada vez mais em segurança, auxiliando o trabalho das polícias e melhorando a qualidade de vida dos mogianos. Desde o início do ano, a prefeitura implantou 17 novas câmeras de monitoramento na cidade. Outras 23 estão em processo de instalação. Uma delas ficará no cruzamento da avenida Japão com a Júlio Simões.
Desde 2017, 27 novas viaturas, entre automóveis e motocicletas foram adquiridas para a Guarda Municipal. Com isso, o número de veículos subiu de 20 para 43, entre automóveis, pick ups, motos, vans e micro-ônibus.
A Vila Brasileira será um dos bairros beneficiados por um investimento de mais de R$ 14 milhões na construção do novo Sistema de Abastecimento de Água. As obras incluem um reservatório de 8 milhões de litros, já instalado na Vila Pomar, uma adutora de 5 quilômetros entre o reservatório da Vila Natal e da Vila Pomar e uma estação de bombeamento (ambas em construção), além das futuras redes de distribuição.