O Dia de Pentecostes é amplamente comemorado hoje. É o principal dia da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, cuja programação começa com a Alvorada, às 5 horas, que faz uma breve cerimônia simbolizando a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, em frente ao Convento da Ordem Primeira do Carmo, e se estende com a Procissão de Pentecostes, que conta com tapete ornamental, seguida da Santa Missa, e termina com a queima dos pedidos, o fechamento do Império e a retirada do mastro, instalado na Praça Coronel Benedito de Almeida, para sinalizar que mais uma Festa do Divino chegou ao fim.
"O Dia de Pentecostes é celebrado na noite de sábado e no dia de domingo. Na noite de sábado, remonta essa vigília, que também tem o sentido de espera, onde nós, depois, na madrugada abençoamos o fogo, símbolo da presença do Espírito Santo. Nos atos dos apóstolos, aparece o Espírito descendo sob os discípulos e Nossa Senhora em línguas de fogo. A bênção do fogo que acontece na frente da Igreja do Carmo remonta essa passagem dos atos dos apóstolos daqueles que aguardavam em oração até que veio o cumprimento da promessa de Jesus de enviar o seu Espírito", explica o padre Diogo Shishito, assessor eclesiástico da Festa do Divino.
Ele fala, ainda, sobre esse dia tão importante para a Igreja e para a Festa do Divino: "Pentecostes é o dia da vinda do Espírito Santo, é o início da missão da Igreja. A Igreja sai do 'esconderijo', porque os apóstolos estavam com medo, depois da crucificação de Jesus, e, impulsionados pela força do Espírito Santo, começam a anunciar a vitória da vida sobre a morte. O Espírito Santo dá início e força para que a igreja tenha a sua atividade missionária iniciada é essa celebração que fazemos. Já a procissão, com a imagem do Divino, nos recorda essa ação de Deus que perpassa todos os lugares que a igreja toca por meio dos seus fiéis".
Quermesse
Hoje a quermesse abre a partir das 14 horas. Os cantores mirins João Vitor Mafra e Gaby Novais abrem os shows no último dia do evento, às 18 horas. Depois, às 19 horas, a banda pop/rock católica Templo de Deus, de Itaquaquecetuba, promete uma bela apresentação. Às 20 horas, é a vez de Caroline & Raquel e banda e De Luca agitarem o público, seguida da banda Latitude Zero.
A entrada para a quermesse, no Centro Municipal Integrado "Deputado Maurício Najar", no Mogilar, é gratuita.