Atenta às oportunidades que o turismo rural pode gerar para pequenos produtores agrícolas, Sheila Aparecida da Silva, ex-aluna do curso superior tecnológico de Agronegócio da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Mogi das Cruzes, teve a ideia de oferecer consultoria a proprietários rurais interessados em expandir os rendimentos "abrindo a porteira" do seu negócio para o turismo.
Moradora de Guararema, cidade localizada a 80 quilômetros da capital, Sheila também é formada no curso técnico de Guia de Turismo da Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes. Ela conta que a iniciativa surgiu dois anos atrás durante o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) na Fatec. "A intenção era conciliar as duas formações, unindo os conhecimentos de guia de turismo e de gestora de agronegócio. Foi aí que começou o trabalho de assessoria", disse.
A primeira experiência foi objeto de estudo do TCC e ocorreu em um alambique, com o intuito de avaliar a importância do guia de turismo dentro da propriedade rural. "Organizamos visitas guiadas para mostrar o passo a passo da produção artesanal, contribuindo para demonstrar a qualidade da cachaça e ampliar o conhecimento dos turistas e apreciadores. Hoje, o produtor é bem conhecido na região e se dedica à exportação", afirmou a ex-aluna de Mogi
Vestibular
Estão abertas até amanhã as inscrições para o Vestibular das Fatecs para o segundo semestre. São oferecidas mais de 14 mil vagas, em 73 unidades distribuídas pelo Estado. As Fatecs oferecem 77 opções de cursos de graduação tecnológica. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site vestibularfatec.com.br. No último dia, o prazo termina às 15 horas. O exame será no dia 30 de junho.