O presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), assinou uma carta de intenções de cooperação com a Quantum Universidade, instituição de ensino de Zhejiang, um dos principais Estados da China. A parceria tem o objetivo de estimular o intercâmbio e o treinamento de profissionais nas áreas digitais, com foco no segmento empresarial.
A cooperação foi oficializada anteontem em cerimônia com as participações dos co-fundadores da Quantum, Lê Quiren e Jan Lin, e também Zeng Qiang, vice-presidente da Universidade de Zhejiang. Do lado do Condemat, além de Ashiuchi, estavam a prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto (PRB); o vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe; e o presidente da Câmara mogiana, Sadao Sakai (PL).
A Quantum possui mais de 20 milhões de estudantes, com campus em alguns países e e cerca de 160 cursos, muitos dos quais podem ser acessados por meio de aplicativos. "Temos muito interesse em cooperar, promover o intercâmbio de empresários e compartilhar experiências inovadoras com os brasileiros", disse Qiren.
O presidente do Condemat apresentou à direção da Quantum a possibilidade de parceria para a implantação de um módulo de cursos na Universidade Piaget, instalada em Suzano, e para montagem de uma unidade da Quantum no Brasil. "Estamos diante da oportunidade de aprender com um país que é um dos primeiros do mundo e que teve a educação como um passo fundamental para essa trajetória", ressaltou Ashiuchi.
Já no dia de ontem, liderados pela diretoria regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), representantes do poder público do Alto Tietê participaram da 1 China - CEEC Expo & International Consumer Goods Fair, uma feira de expositores de vários países. O foco do grupo esteve no pavilhão empresarial, onde foi possível conhecer as tecnologias que são referência nas províncias chinesas.