Mogi das Cruzes vacinou 92.230 pessoas contra a gripe até o último fim de semana. A campanha de imunização foi estendida no sábado e no domingo com o intuito de alcançar mais prevenções. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o número corresponde a 78,1% da meta prevista para este ano, estimada em 118 mil vacinas.
Como publicado pelo Grupo Mogi News, na quarta-feira passada, o total de imunizações era 85.966, correspondente a 72,8% da meta. Daquela data até o fim de semana passada, o aumento representou 5,3 pontos percentuais.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada e aberta para todos os públicos ontem, já que o prazo da ação terminou na sexta-feira para os grupos prioritários. A determinação foi do Ministério da Saúde, que explicou, em nota, que o motivo da extensão visa evitar o desperdício das doses nas localidades que não atingiram a meta de vacinação para este ano. As vacinas serão oferecidas até o fim dos estoques em cada cidade.
A ação teve início em 10 de abril e se encerrou no dia 31 do mês passado. Na primeira fase da mobilização, foram imunizadas crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, além de gestantes e mulheres com intervalo de até 45 dias após o parto. A partir de 22 de abril, a imunização ocorreu para os trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas e pessoas com 60 anos ou mais.
A extensão da vacinação em Mogi foi anunciada na sexta-feira anterior pela pasta da Saúde, que indicou os três pontos que ofereceram as imunizações: Bairro Feliz, Jardim Margarida e no Ceim Professora Tereza Amorim Martinez, na avenida Celeste, 325. Além disso, foram disponibilizadas doses na Festa do Divino Espírito Santo, na avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.232, Vila Mogilar, das 10 às 20 horas.
* Texto supervisionado pelo editor.