O projeto do presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, o vereador Agilio Nícolas Ribeiro (PSB), que propõe a criação de uma data em alusão ao Dia da Merendeira, foi aprovado na última sessão legislativa, ocorrida na segunda-feira, dia 3 de junho. Agora, o projeto volta à pauta da Casa de Leis na próxima semana para ser submetido à segunda votação. As sessões na Câmara de Ferraz acontecem às segundas-feiras, a partir das 18 horas.
Como a data da comemoração varia conforme o estado ou o município brasileiro, o evento em alusão ao Dia da Merendeira deverá ocorrer anualmente em 30 de março, em Ferraz.
Na sequência, o projeto de lei segue para a sanção do Poder Executivo. Desde já, o vereador Nicolas Ribeiro agradece aos colegas por votar o seu texto, por unanimidade. Em geral, a maioria das instituições de ensino comemora a data, em 30 de outubro.
Segundo ele, a instituição do Dia da Merendeira, em 30 de março de cada ano, atende um justo pedido da própria classe. Ainda, para o vereador, esse tipo de profissional exerce um papel extraordinário, sobretudo, na alimentação de crianças. "Como costumo fiscalizar a qualidade da merenda escolar servida aos alunos mantenho contato permanente com as merendeiras e, portanto, conheço bem a sua realidade", diz.
Defasagem
Em Ferraz de Vasconcelos, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Educação, a rede de ensino local conta, hoje com um pouco mais de 70 merendeiras, no entanto, o número ideal para atender toda a demanda existente seria, no mínimo, o dobro dessa quantidade. Por isso, a pasta estuda a realização de um concurso público. O projeto de lei também é assinado pelo vereador, Pedro Paulo de Almeida (PL), o Professor Pedro.