A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou ontem a prova Aprendi - Avaliação Municipal das Aprendizagens, um teste para alunos do 2º ao 5º anos da rede de ensino municipal. A ação, que será concluída hoje, busca conhecer e avaliar o aprendizado de cada estudante nas matérias de português e matemática, conhecendo o que cada um precisa melhorar e, com isso, realizar o ensino mais focado no que a classe necessita.
O projeto Aprendi é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a titular da pasta, Juliana Guedes, é importante saber como está o aprendizado das crianças.
"Prezamos sempre pelo ensino de qualidade e, após a implantação da Aprendi nas escolas, verificamos onde precisamos melhorar. Com isso, a cidade melhorou sua nota de 5,6 para 6,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)", explicou a dirigente.
A Aprendi é um instrumento avaliativo utilizado pela Rede Municipal de Ensino desde 2015. Nos três primeiros anos do trabalho, foram avaliados apenas alunos dos 4º e 5º anos. Em 2018, o projeto teve uma grande evolução e passou a aplicar a prova para alunos de 2º e 3º anos de todas as escolas da rede municipal. No Cempre Benedito Ferreira Lopes, a prova é aplicada aos alunos do 6º ao 9º anos.
Na edição do ano passado, 551 alunos do 2º ao 6º anos do Ensino Fundamental I e II que obtiveram um total de 100% de acerto nas questões de português e matemática de 2018 foram premiados. Durante o evento, realizado no mês de outubro, também foram premiados 18 alunos medalhistas da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrologia (OBA).