O Legislativo do Alto Tietê conta hoje com diversos representantes da classe dos policiais militares: a presidente da Câmara de Suzano, vereadora Gerice Lione (PR); o vereador Francisco Paulo Garcez (SD), de Poá; o vereador Fábio Mohammad Barbosa (DEM), de Biritiba Mirim; o vereador Elio de Araújo (PTdoB) e a policial Katia Sastre (PL), deputada federal. Com o objetivo de integrar um maior número de oficiais na política e aumentar essa representatividade, a Associação dos Oficiais, Praças e Pensionistas da Polícia Militar (AOPP) promove workshops para os policiais que desejam participar ativamente da política, seja ela municipal estadual e federal.
No sábado passado, por exemplo, a Câmara de Mogi das Cruzes recebeu o evento "O Policial na Política", que contou com a participação de diversas autoridades, como o prefeito Marcus Melo (PSDB).
Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o representante da classe, de acordo com o presidente da AOPP, Aristides Florindo de Faria Filho, é o deputado Dimas Mecca Sampaio (PSL) e, no Congresso Nacional, o deputado coronel Tadeu.
Um dos motivos para aumentar essa representatividade são algumas reivindicações importantes da classe, sendo uma delas a PEC 2/2018, que trata sobre a correção da diferença salarial entre os postos e graduações dos policiais. "A população confia na polícia e uma prova disso é a quantidade de policiais eleitos: só na Câmara Federal são mais de 20 policiais militares como deputados. Mogi não tem nenhum policial, uma população com mais de 500 mil habitantes e isso ocorre por falta de orientação", explicou Faria Filho.
O objetivo da AOPP é realizar workshops em todo o Estado, com a finalidade de captar os oficiais que têm interesse em estar na política. No dia 22 deste mês, acontecerá um workshop com o mesmo objetivo, em Guarulhos. "Temos que orientar e apoiar os policiais que realmente têm condições de ganhar. Damos uma orientação nesse sentido, pois só assim vamos conquistar os objetivos", disse o presidente da associação.
No dia 16 de julho, a AOPP completará dez anos de fundação, tendo sede em Mogi.