O Ministério da Saúde anunciou ontem a entrega de quatro novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para Itaquaquecetuba e Suzano, com o intuito de aprimorar o serviço de resgate imediato. Cada uma das cidades mencionadas vai receber duas ambulâncias, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Os outros municípios do Alto Tietê não receberam a renovação da frota. Além das duas cidades da região, outras 236 também serão beneficiadas e, ao todo, a ação vai favorecer 22 Estados e oferecer 419 veículos.
Segundo o pasta da Saúde, todos os municípios contemplados estão sendo notificados e estima-se que em até 60 dias todos os veículos serão retirados diretamente pelos gestores municipais. Antes disso, o prefeito ou governador vai assinar o termo de doação do veículo e encaminhá-lo diretamente ao Ministério da Saúde para a assinatura e, posteriormente, para a publicação no Diário Oficial da União. Essas regras obedecem a recomendação da Controladoria Geral da União e também do Tribunal de Contas da União.
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba afirmou que a substituição é benéfica para o município, porque são veículos novos e os problemas com a manutenção serão reduzidos. "Os carros com maior tempo de uso serão descaracterizados e poderão ter outra utilidade, seja no setor de ambulâncias, para transporte de pacientes ambulatoriais, ou no setor de almoxarifado, para abastecimento das unidades", explicou, em nota. Ainda segundo a secretaria, a estimativa é que, após o processo de documentação, leve cerca de 30 dias para o início de utilização das ambulâncias.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Suzano, o processo envolve o termo de doação pelo Ministério da Saúde, que aguarda os demais trâmites para liberação. A administração esclarece que os veículos serão empregados na substituição de modelos mais antigos na frota, que cobre tanto a cidade de Suzano quanto a cidade de Poá, que está na jurisdição do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Suzano.
A unidade de Suzano conta com três modelos básicos que cobrem Suzano, uma unidade básica que cobre Poá, uma unidade de suporte avançado e três unidades para reserva técnica.
* Texto supervisionado pelo editor.