A quermesse da Festa do Divino Espírito Santo, que começou ontem, está com uma estrutura especial de segurança utilizando câmeras com reconhecimento facial. Os equipamentos foram instalados em uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a empresa chinesa Dahua Technology, sem custos para a administração municipal.
As câmeras com reconhecimento facial foram colocadas na entrada da quermesse e na área das barracas. Além disso, um drone, também com equipamento de reconhecimento facial, vai monitorar o local durante os dias da festa.
Os equipamentos estão conectados aos bancos de dados de pessoas procuradas e desaparecidas. As imagens serão analisadas pelo sistema em tempo real e os flagrantes serão comunicados imediatamente à Polícia Militar e à Guarda Municipal.
"A tecnologia vem sendo utilizada em Mogi das Cruzes na busca por mais segurança e as câmeras com reconhecimento facial são importantes nos locais com grande movimentação de pessoas. Esta parceria amplia o monitoramento na região da Festa do Divino, que reúne milhares de famílias", destacou o prefeito Marcus Melo (PSDB).
A quermesse deste ano conta com 59 barracas no total e 30 entidades comandando os espaços e comercializando produtos alimentícios e bebidas. Neste ano, também serão realizados shows no espaço da quermesse. Hoje, por exemplo, o cantor e compositor Renato Teixeira se apresentará no palco montado na quermesse da festa. Um dos maiores nomes da música do interior do país, ele deverá apresentar sucessos como Tocando em Frente, Romaria e Amanheceu, Peguei a Viola, entre outros.
Além da quermesse, a estrutura também poderá ser utilizada em outros eventos da festa, como na Entrada dos Palmitos, que acontece no dia 8 de junho, percorrendo algumas das principais ruas da região central de Mogi das Cruzes. Neste caso, o evento poderá ser monitorado com a utilização do drone.
A Festa do Divino de Mogi é uma das maiores e mais antigas do Brasil e acontecerá até o dia 9 de junho. A edição de 2019 será a 406ª da festividade religiosa. O tema deste ano é "Renove a nossa Fé e a Transforme em Missão".
Parceria
A disponibilização dos equipamentos de monitoramento para a Festa do Divino faz parte de um trabalho de aproximação que vem ocorrendo entre a cidade de Mogi e a China. Em março, a empresa Dahua Technology já havia doado dois conjuntos de monitoramento para viaturas, que compreendem câmeras que são instaladas nos veículos, gravador, HD, microfone e tela touch.
Os equipamentos estão sendo utilizados pela Guarda Municipal no patrulhamento do município, ampliando o alcance do trabalho, uma vez que as câmeras podem cobrir uma área maior, completando a atividade dos guardas.