Uma reunião está programada para hoje na rua Guaratinga, no bairro Jardim Piatã 1, em Mogi das Cruzes, às 12 horas, articulada pelo vereador Rodrigo Valverde (PT). O objetivo do encontro é discutir a defesa de cerca de 30 famílias afetadas por uma ação civil pública feita pela prefeitura há uma semana, que ordena o despejo delas.
De acordo com Valverde, o Executivo alegou que a área ocupada é de preservação ambiental. "Embora eu seja leigo no assunto, não parece que ali é, de fato, uma área de preservação, já que as casas estão a cerca de 50 metros de distância de um córrego. Lá também não aparenta ter mata nativa e uma boa parte dos imóveis que estão próximos têm escrituras registradas em cartório e pagam IPTU", esclareceu o parlamentar.
Segundo ele, as famílias moram no local há mais de 20 anos. Uma das propostas é a permanência das famílias, além de um pedido de discussão com o Ministério Público para a obtenção de uma compensação ambiental ou comprovação de que a área tem realmente restrições por preservação. A reunião terá participação de Valverde, do dirigente do Sindicato dos Papeleiros, Marcelo Mendes, de representante do escritório de advocacia Zambotto e cerca de 30 moradores.
Além disso, todos discutirão possíveis melhorias nas ruas do bairro Jardim Piatã 1, que também tem problemas como o nivelamento irregular do asfalto, atraso da passagem de caminhões de lixo e do transporte coletivo que não transita em determinadas ruas pelas más condições de infraestrutura.
*Texto supervisionado pelo editor.