A avenida das Orquídeas completa as obras do Corredor Leste-Oeste, que será a nova ligação entre a região central da cidade e o Rodoanel Leste. A nova via é a terceira etapa dos trabalhos e ligará a avenida Guilherme George, em Jundiapeba, com a avenida David Bobrow, em Braz Cubas. O projeto prevê pistas com dez metros de largura cada uma, corredor exclusivo para o transporte coletivo no canteiro central, ciclovia e calçada para a circulação de pedestres.
O Corredor Leste-Oeste conta com nove quilômetros e investimento total de R$ 98,2 milhões. Os trabalhos de construção foram divididos em três etapas.
A primeira consistiu na recuperação da avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, entre as avenidas Cavalheiro Nami Jafet e Valentina de Mello Freire Borenstein. Esta intervenção proporcionou um novo corredor de transporte e escoamento de cargas para as empresas da Vila São Francisco. A pista anterior era de paralelepípedos e estava desgastada com a passagem de veículos.
A segunda etapa dos trabalhos é o alargamento da avenida Guilherme Georgi, entre Jundiapeba e a divisa com Suzano. Os trabalhos estão praticamente concluídos e a avenida recebeu intervenções de drenagem e construção de uma nova pista. Nestas duas fases, houve considerável ganho de mobilidade para os motoristas, que passaram a trafegar em avenidas mais largas e com todos os dispositivos de segurança, como sinalização de solo e retornos.