A Prefeitura de Mogi das Cruzes segue realizando serviços de manutenção na cidade, pela programação do megamutirão de zeladoria. A força-tarefa teve início em abril, com o término do período de chuvas e engloba diversos trabalhos, que estão sendo executados em pontos diversos da cidade.
No Conjunto Residencial Nova Bertioga, o mutirão de limpeza pública contou com 35 funcionários espalhados pelo bairro, cuidando de trabalhos de varrição, roçada, raspagem e retirada de lixo e entulho. Os serviços foram feitos em vias e áreas públicas, como a praça situada entre as ruas Henrique Pettena, Guaratuba e Indaiá e terrenos municipais. O Conjunto Seki, da CDHU, também recebeu os trabalhos de manutenção. Ontem, outra força-tarefa nos mesmos moldes foi feita na Vila Cléo.
Desde o que mutirão teve início, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos já taparam 2 mil buracos, nivelaram e cascalharam 672 quilômetros de ruas de terra e estradas vicinais, capinaram 1,7 mil metros quadrados de áreas públicas e pintaram 69 mil metros de guias.
Outra obra visitada nesta manhã pelo prefeito foi o recapeamento da avenida Pedro Machado, que recebeu nova capa asfáltica entre as avenidas Brasil e Doutor Deodato Wertheimer.
A avenida Pedro Machado é a 11ª atendida pelo programa Asfalto Melhor, que também faz parte do megamutirão de zeladoria. Já foram recapeadas pelo programa vias como Dom Luiz de Souza, Augusto Belizário, Delphino Alves Gregório, a rua Lara, Dr. Corrêa, Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, Ferdinando Morroni, Prefeito Armindo Faustino de Mello e avenida João XXIII. A próxima via a ser contemplada será a avenida principal de Sabáuna, que já foi fresada no trecho entre a passagem de nível e a chegada à região central do distrito.
O megamutirão da Prefeitura contemplará ainda outros serviços, como a contenção de encostas no Botujuru, que está sendo licitada neste momento.
Na área de drenagem, um maquinário recém-adquirido pela Administração já garantiu a limpeza de 88 bocas de lobo e a desobstrução de 178 metros de galerias. Na rua Alício de Carvalho, que foi o ponto de partida para o megamutirão, já foi concluída a implantação de 300 metros de tubos de drenagem com 1,5 metro de diâmetro, que vão garantir um escoamento mais eficaz das águas pluviais, diminuindo a ocorrência de alagamentos.
Além disso, o megamutirão contempla a pavimentação asfáltica da rua Rodésia, que terá início nos próximos dias e também as obras de ligação da rua Brincos de Princesa, no Mogi Moderno, que criarão uma nova ligação direta entre as avenidas Pedro Machado e Jardelina de Almeida Lopes.