Um homem morreu e outro está em estado grave após o solo da rua Joaquim Fabiano de Mello, na região central de Mogi das Cruzes, ceder na tarde de ontem. Ambos são funcionários do Serviço de Municipal de Águas e Esgoto (Semae) do município e trabalhavam no local quando o chão desabou.
De acordo com informações passadas pela Polícia Militar, os funcionários trabalhavam por volta das 14 horas na via, substituindo a tubulação de água e esgoto, porém, perto das 14h30, a terra cedeu e os dois homens foram tragados. Eles ficaram soterrados no meio da obra.
O pedreiro Salvino Borges Gomes Gonçalves foi retirado do local já sem vida, no entanto, o operador de redes de água e esgoto, Antônio Marcos Firmino foi resgatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhado para o Hospital Luzia de Pinho Melo. O helicóptero Águia da PM foi acionado para a ocorrência, no entanto, a equipe do Samu conseguiu promover o resgate.
O espaço onde ocorreu o acidente ficou isolado até a chegada da perícia da Polícia Científica, às 16 horas. Já no dia de hoje a perícia de engenharia comparecerá para, também, analisar o local do desmoronamento.
Segundo o secretário Municipal de Segurança que esteve no local, Paulo Roberto Madureira Sales, o coronel Sales, a Prefeitura de Mogi irá realizar um procedimento administrativo para ver se houve qualquer tipo de falha que possa ter provocado o desmoronamento.
Por meio de nota, o Semae lamentou o acidente. "Manifestando nosso pesar e solidariedade aos familiares e amigos, informamos que os setores técnicos da municipalidade estão fazendo as averiguações para detectar as causas de tão dolorosa ocorrência. O Semae está prestando todo apoio às famílias".
Acessibilidade
Desde 15 de abril, a prefeitura realizava intervenções nas ruas Joaquim Fabiano de Melo e Carmem de Moura Santo para melhorar a acessibilidade do entorno. Os trabalhos envolvem a ampliação de calçadas, que facilitará o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção. No local, os paralelepípedos já estavam sendo retirados facilitando a obra da empresa.
*Texto supervisionado pelo editor.