O Núcleo de Avaliação Física (NAF), na avenida professor Ismael Alves dos Santos, no Mogilar, em frente ao Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, será inaugurado neste sábado. O equipamento pretende atender cerca de mil pessoas por mês, segundo o secretário de Esportes, Nilo Guimarães. O serviço é gratuito e vai atender a população em geral.
Como já publicado também pelo Grupo Mogi News, o NAF seria entregue pela prefeitura em fevereiro deste ano, porém, a inauguração foi adiada para este sábado, às 10 horas.
O intuito da nova estrutura é incentivar a prática de atividades físicas e alimentação adequada. "Precisamos nos atentar ao sedentarismo e entender que ele é o grande causador de doenças cardiovasculares e problemas na coluna, por exemplo. A conscientização precisa atingir todos os públicos, já que também existem diversos casos de obesidade infantil", explicou.
Ao todo serão dez profissionais atuando no NAF. De início, as pessoas que quiserem ser avaliadas deverão agendar o serviço pessoalmente. Nos próximos meses também será disponibilizado um telefone para agendamento.
Os atendimentos começarão na próxima segunda-feira, das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, os horários estão estipulados das 7 às 12 horas. O serviço não exige o encaminhamento anterior de um médico clínico-geral, porém, dependendo do diagnóstico, o paciente pode ser encaminhado para um especialista.
Conforme publicado pelo Grupo Mogi News no início do ano, o Núcleo de Rendimento Esportivo (NRE) também seria implantado mas, até o momento, ainda não há local e data prevista para a inauguração.
No início do funcionamento, o NAF não estará integrado ao cartão Sistema Integrado de Saúde (SIS), conforme planejava a secretaria, no entanto, de acordo com Guimarães, será criado futuramente o Cartão do Esporte. "O sistema vai servir para um melhor controle das avaliações físicas e dos resultados gerados pelo NAF", explicou.
Outro projeto da Secretaria de Esportes, o "Bola na Rede", propõe a implantação de 11 novos campos de de futebol de grama natural ou sintética nos bairros do município. No ano passado foram entregues duas unidades, uma na Vila Cléo e outra no Jardim Santa Tereza.
*Texto supervisionado pelo editor.