Mogi das Cruzes ainda contabiliza 6.535 eleitores irregulares com a Justiça Eleitoral. Até ontem, o número era de 6.758, o que representa queda de 223 situações não regularizadas. 
O prazo para os eleitores efetuarem a regularização dos títulos termina nesta segunda-feira e pode ser feita em qualquer cartório, desde que seja apresentado RG ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
São considerados irregulares aqueles que não votaram nem justificaram a ausência nos três últimos pleitos. A não regularização implica no cancelamento do título de eleitor. Além disso, os irregulares não conseguirão realizar concursos públicos e nem tirar a segunda via do CPF.
Os passos para regularizar são simples: basta ir até o cartório eleitoral, retirar a multa (cerca de R$ 3 por cada ausência em eleições) e efetuar o pagamento no Banco do Brasil. Após quitar a dívida, o eleitor deverá retornar ao cartório e apresentar o comprovante de pagamento.
Nos cartórios de Mogi das Cruzes não haverá ação de plantão para realizar a regularização do documento, então, os eleitores têm até segunda-feira, das 10 às 18, para legalizar a situação.
É importante lembrar que, quem tem mais de 18 e menos de 70, é necessário manter em dia o título de eleitor. Para os maiores de 16 e menores de 18 anos, analfabetos e aos acima de 70 anos o voto é facultativo.
Cancelamento
As inscrições dos eleitores que não forem regularizadas até a data limite serão canceladas entre os dias 17 e 20 de maio. Enquanto o procedimento estiver em andamento, as atualizações não poderão ser feitas no cadastro eleitoral. A partir do dia 24 de maio, a Justiça Eleitoral divulgará a relação dos nomes dos eleitores e o número dos respectivos títulos cancelados por meio da página do órgão na internet.
Biometria
No dia 11 deste mês haverá um plantão dos cartórios de Mogi para a realização da biometria, das 8 às 13 horas. Nas unidades do Poupamento também é possível fazer o cadastramento biométrico. Basta agendar uma data pelo site e comparecer à unidade com os documentos necessários. Em Mogi, o Poupatempo fica na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, número 1000.
*Texto supervisionado pelo editor.