Um bom público participou, na quinta-feira passada, da primeira edição da Feira do Produtor Rural, na praça Antonio Ferri, no Alto do Ipiranga. A iniciativa faz parte do programa Mogi é Agro Bela Feira e busca oferecer produtos frescos e de qualidade para a população, diretamente dos produtores.
"Esta é uma feira temática de produtores rurais, com uma diversidade grande de produtos e com os feirantes capacitados para atender bem aos nossos cidadãos", destacou o secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo, lembrando que a feira funciona das 15 às 21 horas.
A Feira do Produtor Rural conta com 13 barracas, que comercializarão produtos como flores, plantas e mudas, artesanato, confeitaria e panificação, opções de alimentação, além dos tradicionais hortifrutigranjeiros. Além das barracas, no centro da praça também foi montada uma estrutura com mesas para a utilização dos frequentadores.
O diferencial da feira é que ela reúne pequenos produtores, que comercializam produtos variados - tanto in natura como manipulados -, como bolos, pães e doces, que possuem ingredientes vindos diretamente da área rural. Os feirantes foram capacitados a partir de uma parceria com o Sindicato Rural e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para profissionalização do atendimento, exposição e administração dos stands.
Ontem, começou a funcionar também uma nova feira na rua Archimedes Carlos Munford, no Parque Olímpico. Ela vai suprir a demanda do bairro e contará com 14 barracas, de produtos como verduras, frutas e legumes, pastéis, tapioca, caldo de cana, condimentos, utilidades domésticas e roupas, dentre outros. Os feirantes também passaram por capacitações administrativas e de manipulação de alimentos, por meio de parceria com o Sebrae e com a Vigilância Sanitária Municipal.
"Estas ações do programa Mogi é Agro Bela Feira vêm atender os objetivos de modernizar e profissionalizar as feiras do município para atender ainda melhor as famílias mogianas", lembrou o secretário Abdo.