A Prefeitura de Suzano oficializou ontem a entrega das chaves dos 500 apartamentos do conjunto residencial Bosque das Flores, do Jardim Europa, às pessoas beneficiadas. Com isso, o processo de mudança dos pertences dos futuros moradores poderá ser feito a partir de segunda-feira e deverá levar cerca de 30 dias.
As famílias foram atendidas pelo programa federal "Minha Casa, Minha Vida" dentro do projeto de reurbanização do Miguel Badra Jaguari e Miguel Badra Planalto, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um processo iniciado em 2011 e que foi retomado em 2016.
O evento ocorreu no Ginásio Municipal Professor Roberto David, no Sesc, e foi conduzido pelo diretor de Habitação da Prefeitura de Suzano, Miguel Reis Afonso.
Toda a solenidade foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR); pelos secretários Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação), Jefferson Ferreira dos Santos (Segurança Cidadã), Arnaldo Marin Junior (Esportes e Lazer) e Said Raful Neto (Governo); pela presidente da Câmara de Suzano, vereadora Gerice Rego Lione (PR); e pelo também parlamentar Marcos Antônio dos Santos (PTB), o Maizena.
Paralelamente às mudanças, com dias e horários agendados e auxílio de empresa contratada, também terá início na segunda-feira o procedimento de demolição das moradias onde as famílias viviam até então, para se evitar novas ocupações irregulares. "Mais do que apartamentos, estamos entregando uma nova etapa na vida de todas essas pessoas. É um legado que fica. Viver em condomínio não é fácil. Precisa respeitar regras e ter bom convívio. Isso depende do esforço de todos. Mas agora essas pessoas estarão morando com mais dignidade", disse o prefeito Rodrigo Ashiuchi.
O empreendimento fica na estrada Takashi Kobata, no Jardim Europa, e compreende unidades de 42 metros quadrados, divididas em nove blocos. A cada morador caberá arcar com a taxa de condomínio. "É um ciclo que começa a se encerrar. Uma etapa cumprida depois de vários problemas enfrentados, como invasão e necessidade de reintegração de posse. Agora é momento de alegria pela garantia de ter um lar e com as chaves em mãos", comentou o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira.