O Centro de Estudos do Hospital Santa Maria de Suzano e a Seccional Alto Tietê da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) iniciaram uma série de atividades com assuntos que despertam o interesse dos médicos e aperfeiçoam o relacionamento entre os profissionais de saúde e os pacientes e seus familiares, tornando mais transparente e segura, sob o aspecto da cidadania, a assistência aos doentes e acompanhantes.
A programação é da realização de palestras a cada 45 dias, trazendo especialistas em temas do cotidiano pouco abordados na maioria dos ambientes hospitalares. No primeiro período das ações desenvolvidas nas dependências do Santa Maria, sob o comando dos advogados Leonel Correia e Mariana Reis Hanashiro Bezerra, foram discutidas a 'Prevenção da Judicialização do Profissional Médico' e as principais causas desta realidade.
A meta das atividades é ressaltar as possibilidades jurídicas envolvendo as partes, sempre com ênfase no diálogo, sensatez e compreensão da complexa situação do momento que pode gerar tensão e desgastes entre as partes.