A Campanha Nacional Contra a Gripe será prorrogada e aberta para todas as pessoas a partir de segunda-feira, já que o prazo da ação terminou ontem para os grupos prioritários. As informações são do Ministério da Saúde e explicam que o motivo da extensão visa evitar o desperdício das localidades que não atingiram a meta de vacinação para este ano. As doses serão oferecidas até o fim dos estoques de cada cidade. Os últimos dados de vacinações foram divulgados pelas secretarias municipais (veja no quadro) e os números relacionados ao total de habitantes prioritários imunizados até o fim da campanha serão divulgados na próxima semana.
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba e o departamento municipal de Vigilância Epidemiológica, divulgaram que as pessoas interessadas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Unidade de Saúde da Família (USF) da cidade. As doses serão aplicadas das 7 horas às 15h30, de segunda a sexta-feira.
Em Suzano, as doses poderão ser encontradas nas 22 UBSs e também nas USFs do município. Em nota, o secretário municipal de Saúde, Luis Claudio Guillaumon, afirmou que ainda falta preocupação das pessoas mais sensíveis ao vírus da gripe sobre a importância da imunidade.
Com o último dia de campanha, as pessoas que não conseguiram ir antes, aproveitaram a sexta-feira para receber a imunização. No caso do pedreiro João de Araújo, de 53 anos, a tosse foi o motivo de fazer com que ele só conseguisse se vacinar o no último dia. "Eu parei de tossir há apenas quatro dias, por isso só vim hoje. Mas não fiquei com medo de acabar as doses, já que elas quase sempre sobram", explicou.
Já a babá Sônia Vieira, 56, contou que queria tomar a vacina com a sua neta, de 11 meses, e por isso deixou para se imunizar no fim da campanha. "Minha netinha precisou tomar outras vacinas nos dias anteriores, por isso só viemos hoje. Nós duas temos todas as vacinas em dia, eu e minha filha nos preocupamos bastante e nunca deixamos a imunização de lado", acrescentou.
Mutirão em Mogi
A Campanha Nacional Contra a Gripe terminou oficialmente nesta sexta-feira passada, no entanto, o município de Mogi vai realizar hoje e amanhã, das 10 às 14 horas, o último atendimento para os grupos prioritários. Os locais de vacina serão no Bairro Feliz, Jardim Margarida e no CEIM Professora Tereza Amorim Martinez, na avenida Celeste, 325.
As doses também estarão disponíveis hoje para os grupos com maior prioridade na Festa do Divino Espírito Santo, na avenida Francisco Rodrigues Filho, 1232 , Vila Mogilar, das 10 às 20 horas.
* Texto supervisionado pelo editor.