A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana começou uma série de ações educativas em ruas e avenidas na manhã de ontem. As intervenções seguem a campanha Maio Amarelo, promovida pela Prefeitura de Suzano em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran).
Mais de dez agentes municipais, dos setores de educação de trânsito e de fiscalização, estiveram pela manhã no cruzamento das ruas General Francisco Glicério e Vinte e Sete de Outubro, avaliado pela pasta como um dos com maior movimentação de veículos e pedestres na região central da cidade. No período da tarde, a ação foi realizada na esquina entre a rua Sete de Setembro e a avenida Armando de Salles Oliveira.
A iniciativa foi realizada com transeuntes e motoristas, que receberam broches com o símbolo da campanha: um laço amarelo. Mais de mil panfletos foram distribuídos na primeira etapa da blitz e foi usado um cartaz para chamar a atenção quanto à segurança no trânsito e ao uso da faixa de pedestres.
Estas foram apenas as primeiras de algumas ações. Além das blitze educativas que acontecerão na região central hoje, na rua General Francisco Glicério e avenida Major Pinheiro Fróes, serão realizadas atividades no Parque Municipal Max Feffer neste domingo, na região norte da cidade durante a segunda-feira e na avenida Regina Cabalau Mendonça na terça-feira.
Na quarta-feira, as ações serão direcionadas para os jovens de Suzano no Campeonato de Robótica promovido pela escola do Sesi e com os participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), que realizarão uma caminhada contra o tabagismo.
O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Valdemar Galo, reafirmou que a educação no trânsito é um dos fatores de redução no número de acidentes e mortes. "Nossos esforços para a educação e para a melhoria da infraestrutura de trânsito, com renovação de placas e sinalização de solo, têm revertido os números de óbitos em acidentes na cidade", disse.