Para orientar a população sobre a prevenção e os cuidados necessários em casos de doenças como Hipertensão Arterial, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) realizarão um ciclo de palestras nos postos durante este mês. As ações estão sendo promovidas pela Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em prol do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril. 
As atividades tiveram início esta semana na UFS Jardim Josely e na UBS Marengo. No dia 10, o mesmo tema será abordado na UBS Centro, às 10 horas. O trabalho preventivo continua no dia 15, na UBS Jardim Odete (7h30) e na UBS Caiuby (9 horas). Já no dia 16 a ação será às 10 horas na UBS Jardim do Carmo.
A programação de palestras continua no dia 22, às 8 horas, na USF Jardim América com a abordagem do tema "Hábitos de vida e orientação nutricional para hipertensos". Já às 10 horas, o tema "Hipertensão Arterial" será discutido na UBS Recanto Mônica.
No dia 24, às 7H30, o Projeto de Ginástica Mulheres em Movimento (PGMM) fará um aulão especial na Associação dos Moradores do Parque Piratininga (Ampapi), na rua Joaquim Caetano, 871, em alusão ao Dia Nacional Prevenção e Controle à Hipertensão Arterial. Haverá também uma palestra sobre o tema na USF Piratininga, no dia 25, às 8 horas, e na USF Pequeno Coração, às 9 horas. O encerramento de orientações sobre prevenção e controle da hipertensão arterial acontece às 9 horas, na UBS Monte Belo, no dia 26. 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por se tratar de uma doença silenciosa, os munícipes precisam estar atentos aos sintomas, que pode aparecer com dor de cabeça, falta de ar, visão borrada, tontura, dores no peito e zumbido no ouvido. Especialistas da pasta informam que uma das formas de prevenção à doença é manter um estilo de vida saudável, com alimentação adequada, prática de atividades físicas e longe do sedentarismo.