O Comitê Municipal de Segurança Viária realiza a sua primeira reunião do ano nesta quinta-feira, às 9 horas. Entre os assuntos que serão discutidos neste primeiro encontro está os dados de mortes no trânsito catalogados pelo sistema Infosiga, do governo do Estado. De acordo com os números divulgados ontem, Mogi das Cruzes registrou no mês de março duas mortes, um número quase quatro vezes menor que no mesmo mês do ano passado.
Criado no dia 21 de agosto, o comitê tem a missão de discutir ações e propor ideias para a melhoria da segurança viária, além de analisar o número de ocorrências registradas no território do município, principalmente com vítimas fatais, apontadas pelo sistema Infosiga. Quatorze membros compõem o órgão. Fazem parte as Secretarias Municipais de Transportes, Segurança, Saúde, Educação, Planejamento e Urbanismo, Cure 192, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, DER e Diretoria Regional de Ensino.
"O Comitê é formado por um grupo de pessoas que atuam no dia a dia. Nosso objetivo é diminuir o número de acidentes e óbitos que acontecem em Mogi das Cruzes, abrangendo as vias municipais e estaduais. Temos um compromisso de reduzir estes índices", afirma o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, que coordena o grupo.