Na última sexta-feira, a Prefeitura de Santa Isabel realizou mais um grupo educativo voltado ao público feminino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), na Unidade Básica de Saúde (UBS) I Prefeito Ilário Dassiê.
A importância do autoexame de mama e a realização do Papanicolau anualmente foram os temas abordados durante o grupo pelas enfermeiras Mariana Vale e Marlene Rodrigues. Na ocasião, todas as mulheres receberam um lenço de presente. "A saúde da mulher tem sido uma de nossas prioridades. É preciso alertar a população sobre a importância dos exames preventivos para um diagnóstico precoce", afirmou a prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto.
Para a prevenção do câncer de mama e um diagnóstico precoce, as mulheres com idade acima de 40 anos devem realizar a mamografia, no mínimo, uma vez por ano. Também é recomendado que além de manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e não ingerir bebidas alcoólicas, seja realizado o autoexame mamário uma vez por mês. A técnica consiste em apalpar os próprios seios como maneira de verificar mudanças nas mamas.
O papanicolau é um exame preventivo que tem como objetivo detectar lesões precursoras do câncer do colo do útero e deve ser realizado uma vez ao ano por todas as mulheres sexualmente ativas ou não. "Um diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura. Temos investido em ações de conscientização e promoção à saúde da mulher, com o intuito de melhorar a qualidade de vida", ressaltou a secretária municipal de Saúde, Estela Santana.