A Festa de São Benedito 2019 começa nesta quinta-feira, e neste ano, pela primeira vez, o Fundo Social de Mogi das Cruzes fará parte da festa, com uma barraca na quermesse do evento. Assim, até o dia 5 de maio, a equipe do órgão, juntamente a voluntários do programa Família Solidária, estarão presentes em uma das mais tradicionais celebrações religiosas do município.
A barraca do Fundo Social contará com equipe de cinco pessoas por noite. A tenda vai comercializar batata frita e toda a renda obtida será destinada aos projetos, programas e entidades sociais que o Fundo Social apoia. A quermesse abrirá todos os dias a partir das 18h30, no Largo Bom Jesus. O caixa será dentro da própria barraca e serão aceitos dinheiro e cartão.
A Festa de São Benedito conta com extensa programação religiosa e reverencia o santo protetor dos negros e dos cozinheiros. Os festeiros desta edição são Eduardo e Danielle Ferreira e os capitães do mastro são Claudinei e Ana Paula Salenco.
A Festa de São Benedito é conhecida por abrir o calendário religioso da cidade, com programação religiosa, folclórica e a tradicional quermesse, até o dia 5 de maio.
Religiosidade
São Benedito viveu no século 16. Com o nome de Benedito Manasseri, nasceu em 1526, na pequena aldeia de São Fratelo, na ilha da Sicília, Itália. Seus pais eram descendentes de escravos da Etiópia. Aos 21 anos, ingressou na Irmandade de São Francisco de Assis.
Na Irmandade, exercia a função de cozinheiro, era apenas um irmão leigo e analfabeto, mas a sabedoria e o discernimento que demonstrava fizeram com que os superiores o nomeassem mestre de noviços e, mais tarde, foi eleito o superior daquele convento. Morreu no dia 4 de abril de 1589 e foi canonizado em 1807, pelo papa Pio VII.