A Escola Municipal Antônio Marques Figueira receberá hoje a 8ª Conferência Municipal da Saúde, a partir das 8h30. O evento, promovido pela Prefeitura de Suzano e pelo Conselho Municipal de Saúde, tem como objetivo elaborar e apresentar propostas de ações e políticas públicas sobre o setor. O tema deste ano é "Democracia e Saúde", remetendo à 8ª edição da Conferência Nacional de Saúde, em 1988, que instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS). As discussões irão envolver três eixos programáticos: "Saúde como Direito", "Consolidação dos Princípios do SUS" e "Financiamento".
Também serão escolhidos oito representantes para integrar a etapa macrorregional, que ocorrerá em 23 de maio e a etapa estadual, de 7 a 9 de junho, ambas na capital. A etapa nacional, de 4 a 7 de agosto, receberá representantes de todos os Estados e do Distrito Federal em Brasília.
Para o secretário de Saúde de Suzano, Luis Cláudio Guillaumon, é fundamental que a população participe. "A saúde pública de qualidade não é apenas um direito de todos os cidadãos, mas o resultado de uma construção conjunta entre gestores, trabalhadores e usuários. O poder público deve trabalhar para implantar sistemas e ações que tornem consultas, exames e tratamentos mais rápidos, porém deve estar sintonizado com a realidade do bairro, da região e da cidade. Por isso é tão importante que quem utiliza o sistema público venha".
O endereço da Escola Municipal Antônio Marques Figueira é rua Missionária Sara Cooper, 37, no centro.