Uma revisão do Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (PMAE) está sendo promovida pela Prefeitura de Suzano. Para isso, foi realizada ontem uma audiência pública no Serviço de Assistência Social e Projetos Especiais (Saspe) para discutir os últimos detalhes do projeto. O documento, que será uma atualização do plano já existente criado em 2008, apontará para quais aspectos o Executivo deve percorrer nos próximos quatro anos na área de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O projeto deve ser encaminhado à Câmara de Suzano para aprovação e deve ser mais focados nos rios.
A revisão do plano foi elaborado pelas secretarias de Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Habitação, Saúde e Manutenção e Serviços Urbanos, visando tratar questões de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto. "Esse é um trabalho que estamos fazendo há um tempo e já estamos na parte final de elaboração", disse o secretário de Meio Ambiente, Edson Gianuzzi.
A diretora de Meio Ambiente, Solange Wuo, à frente da apresentação, explicou que uma das novidades é a questão da universalização do saneamento nas áreas urbanas e o saneamento rural. "Traremos a questão da universalização do saneamento nas áreas urbanas e do saneamento rural, além da questão de ter rios limpos, ou seja, se todo o esgoto é coletado e tratado, por que os rios ainda estão sujos?", explicou.