A Emeb Joaquim Perpétuo realizou uma formação teórico-prática com o bombeiro Civil Haiz, que proporcionou momentos de aprendizado a respeito de procedimentos de primeiros socorros básicos, com objetivo de capacitar os profissionais para atuar na comunidade e especialmente no contexto escolar. O evento contou com a presença de professores e da comunidade, além do supervisor Fabiano Novaes.
De acordo com o diretor da escola, Márcio José de Jesus, foram abordadas três situações de atendimento: engasgamento, convulsão e parada cárdiorrespiratória. Além da parte técnica, o bombeiro ressaltou a importância de realizar o procedimento correto para proporcionar ao paciente um atendimento eficaz e seguro.
Os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e aprenderem alguns procedimentos na prática. Para o diretor Márcio José, a capacitação prevista na Lei 13.722/2018 (Lei Lucas) foi importante. "É fundamental para darmos atendimento adequado e seguro aos nossos alunos", declarou o diretor.
O supervisor Fabiano também explicou que a ação é de grande relevância. "Cuidamos de crianças o dia todo e tais procedimentos auxiliarão a comunidade escolar em caso de acidentes", considerou.
A secretária de Educação, Jane Moura Santos, parabenizou todos os envolvidos na ação e disse que as escolas têm procurado aprimorar a qualidade do atendimento à demanda escolar.
Já a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, explicou que além do cumprimento da lei em questão, "capacitar a comunidade escolar a estar preparada para os primeiros atendimentos em caso de acidentes é uma ação importantíssima para todos os envolvidos, quer seja no contexto escolar como em todo o contexto social," disse.