Mais de 40 agentes de segurança escolar da rede municipal de ensino participaram ontem do primeiro dia do ciclo de capacitação promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Suzano em parceria com o Corpo de Bombeiros. As atividades ocorrem no Complexo Educacional Mirambava e o objetivo é que o aprendizado seja aplicado em escolas e creches.
As aulas foram divididas em dois períodos, matutino (das 8h30 às 11h30) e vespertino (das 13h30 às 16h30), com dois grupos de 46 servidores. A outra turma fará a capacitação nesta quinta-feira. Os participantes receberam noções de primeiros-socorros e atendimento pré-hospitalar durante a manhã e sobre prevenção de incêndios e procedimentos para evacuação de prédios no período da tarde. Além de aulas teóricas, os agentes fizeram exercícios práticos com bonecos simulando vítimas, para procedimentos como ressuscitação cardiopulmonar (RCP), e manuseio de extintores.
As aulas foram ministradas pelo tenente Gilcimar Vieira, do Corpo de Bombeiros, e contaram com a participação de integrantes da Cipa, liderados pelo coordenador César Braga. "As ações fazem parte da estratégia da Secretaria Municipal de Administração para o aperfeiçoamento dos protocolos de prevenção de acidentes e atendimento em contingências", disse Braga.
Em novembro passado, foram mobilizadas equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano durante simulação de um acidente de trânsito.