O trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya, será intensificado neste sábado, quando será realizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, um mutirão no bairro Jardim América.
Os agentes de Controle de Endemias e Comunitários realizarão vistorias completas nos quintais e terrenos baldios em busca de focos do mosquito Aedes aegypti. Os bairros do Jardim Débora/São José (23/3) e Vila Jaú/Vila Bandeirantes (30/3) também receberão mutirões.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde de Poá, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos da Indaiá, os mutirões são importantes, já que é feito um trabalho de conscientização da população. "O trabalho de combate e prevenção é realizado diariamente pela equipe da Vigilância e o mutirão intensificará as ações que são realizadas periodicamente".
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fabiani Ferri, durante as visitas será feita a distribuição de material informativo, sementes de Crotalaria (flor que atrai a Libélula, predador natural do mosquito Aedes aegypti), além da oferta da tela protetora para caixa-dágua, com o objetivo de evitar o contato do mosquito com água limpa e parada. "A conscientização é importante no combate de doenças. Por este motivo vamos intensificar as ações nos bairros mais populosos da cidade".