O projeto que vai desassorear rios e córregos da região com o objetivo de minimizar os problemas provocados pelos alagamentos, situação que se agravou com as fortes chuvas registradas na última semana, já está em elaboração e deve ser concluído no próximo mês. Apesar do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) ainda não ter fornecido nenhum detalhe sobre valores, o órgão disse que no plano de ação serão apresentadas as informações sobre os rios e córregos que serão desassoreados, investimentos e fontes de receitas, além do prazo para implementação.
Embora não tenha sido firmado nenhum plano de ação na última segunda-feira. durante reunião realizada no Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, afirmou que o desassoreamento dos rios e córregos da região é uma das prioridades da pasta.
Como contrapartida, o DAEE ressaltou que paralelamente ao projeto que está sendo elaborado e que deve ser concluído em abril, neste ano o órgão já desassoreou 274 mil metros cúbicos de sedimentos do rio Tietê no Lote 4, trecho que compreende o córrego Três Pontes, na divisa de São Paulo com Itaquaquecetuba, até o córrego Ipiranga, que corta o território de Mogi das Cruzes.
Represas
Para se ter uma ideia do nível que chegaram as barragens da região, que podem complicar ainda mais a situação das populações ribeirinhas, desde o primeiro dia de março houve aumento ou manutenção do volume percentual de água represado no Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat). Houve dias inclusive (dia 10 para o dia 11, período mais crítico das chuvas) que a elevação foi de 5 pontos percentuais, saindo dos 75,6% para 80,3%. O Spat computava até ontem 90,4% da capacidade total, um dos maiores índices dos últimos anos.
A represa de maior volume continua sendo a de Taiaçupeba, com 116,9% do volume total, maior valor registrado desde o começo do ano. A represa de Jundiaí fica no segundo lugar do ranking de maiores volumes percentuais, com 107,1%.
* Texto supervisionado pelo editor.