A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, por meio da equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última quinta-feira um encontro com 38 servidores da Educação ferrazense, com o objetivo de informar sobre as ações do programa que irão ocorrer durante todo o ano de 2019. A reunião foi ministrada no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, onde mais 36 funcionários foram capacitados no dia posterior.
O PSE em Ferraz atua em 57 escolas municipais e conveniadas. O projeto visa ao acompanhamento de perto da saúde dos alunos da rede. Neste ano, 13 ações serão executadas nas escolas, entre elas palestras, avaliações das crianças, dentre outras, o que envolverá vários setores da Secretaria de Saúde: Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Saúde Mental, Zoonoses, Saúde Bucal, Nutricional, dentre outros departamentos.
No encontro de hoje, os servidores da Educação puderam saber mais como e para quê servem estas atividades, que inclusive contemplam vários temas. Na ocasião, a Secretaria de Saúde também disponibilizou uma tenda com testes rápidos de hepatites B e C, HIV e Sífilis, bem como vacinas contra sarampo, tétano e febre amarela para atualizar a carteirinha não só dos professores, mas também dos funcionários do Palácio.
De acordo com a coordenadora do Programa na cidade, Carla Rosana Rocha, o maior alvo do PSE é a prevenção. "Se a gente previne, não precisamos do curativo. Dessa forma, conseguimos promover a saúde à criança, mas também educamos os professores, mostrando a importância deles neste sentido", afirmou.
O Programa
O PSE é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e Educação, que tem como objetivo reforçar a promoção da saúde e a prevenção de doenças nos estudantes, além de construir uma cultura de paz nas escolas. Ferraz aderiu ao Programa para atender 57 escolas, que estão dentro das exigências federais: creches, escolas rurais, unidades com alunos em medida socioeducativa e escolas que tenham pelo menos 50% de matrícula de alunos beneficiados pelo Bolsa Família.