Com o feriado prolongado de seis dias, se levado em consideração o fim da tarde de hoje, é importante que os motoristas se planejem para evitar dores de cabeça nas estradas. A Polícia Rodoviária orienta para que antes de viajar, além do planejamento antecipado, os motoristas devem verificar os pontos de parada e, principalmente, de abastecimento nas rodovias.
Os documentos do veículo, assim como as condições do mesmo, devem ser verificadas antes de colocar as rodas na estrada. A distância do veículo à frente deve ser mantido e ultrapassagens em locais proibidos não devem ser feitas - e os famosos cortes pelo acostamento, muito menos.
Em época muitas chuvas, os motoristas devem se atentar ao uso do farol alto, pois o reflexo com as gotículas d'àgua podem ofuscar a visão, reduzindo a visibilidade. O pisca alerta não pode ser usado com o carro em movimento, pois, o motorista de trás poderá pensar que o veículo está parado, tentará desviar, e isso pode gerar um acidente.
Caso não tenha outra maneira de parar, ligue o pisca-alerta e sinalize na pista com uso de triângulo a uma distância mínima de 30 metros e fique dentro do automóvel. Para outras emergências, ligue para a PM no 190. (N.F.)