O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), recebeu do governador João Doria (PSDB) a Medalha da Ordem do Mérito "MMDC - Caetano de Campos" em homenagem ao serviço prestado pelo poder Executivo municipal durante e após o crime ocorrida na Escola Estadual Professor Raul Brasil, quando dois adolescentes armados e encapuzados invadiram a escola e efetuaram disparos contra estudantes e profissionais da instituição de ensino, deixando dez mortos e 11 feridos. A solenidade foi realizada no começo da tarde de ontem, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista
Com início ao meio-dia, a cerimônia teve à frente o governador com a participação de seu vice Rodrigo Garcia, e dos secretários de Estado de Educação, Rossieli Soares, e de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos. Representando Suzano, além de Ashiuchi, também estavam a primeira-dama Larissa Ashiuchi; a presidente da câmara, a vereadora Gerice Lione (PR); os secretários municipais de Educação, Leandro Bassini, e de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira, e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Sérgio de Assis Andrade.
Na oportunidade, Soares destacou que a homenagem é um ato simbólico em reconhecimento ao trabalho prestado. "A prefeitura foi exemplar para que pudéssemos atender a todos afetados pela fatalidade. Aos que estão aqui presentes e que recebem esta homenagem, digo que vocês foram muito além do que é a obrigação de cada um. Vocês orgulham muito o Estado de São Paulo e a Educação brasileira", parabenizou o secretário de Educação.
Em seguida, assim como o prefeito, alunos, vice-diretores, merendeiras, professores do ensino regular e do Centro de Línguas, bem como os policiais que atuaram no local foram homenageados. O Pronto-Socorro Municipal e a Santa Casa de Misericórdia também receberam as medalhas.
Doria e Ashiuchi
Em sua fala, o governador reforçou a importância da atuação de todos os homenageados. "Suzano é uma cidade que está diminuindo seus índices de criminalidade. Por isso, digo que o ocorrido foi inesperado, foi uma fatalidade. Quero aqui fazer um agradecimento especial ao prefeito e a sua esposa, que com suas equipes não mediram esforços para nos ajudar. Todos vocês merecem essa honraria pelos esforços e atos heroicos", declarou Doria.
Para o chefe do Executivo suzanense, a prefeitura se mobilizou no primeiro momento que soube do crime. "Criamos uma rede de atendimento, com mais de cem profissionais de diversas áreas. Colocamos um espaço à disposição de famílias e amigos das vítimas e estivemos o tempo todo auxiliando no que pudéssemos. Nossos esforços se concentraram em oferecer um suporte completo, que vai da reconstrução emocional às medidas de segurança. Agradeço também o apoio do governador João Doria e de sua equipe que esteve presente por todo esse período", concluiu Ashiuchi.