Na última terça-feira, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), promoveu mais uma ação de conscientização direcionada aos pacientes da Unidade Básica de Saúde - UBS III Monte Negro. O médico Hélio Komai apresentou características da pediculose e escabiose, além de esclarecer todas as dúvidas pertinentes ao assunto.
A pediculose é uma doença parasitária causada por piolhos, sugadores de sangue, que vivem e se reproduzem na superfície da pele e dos pelos. A transmissão se dá por meio do contato direto. Para a prevenção, é necessário evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal; o contato direto com pacientes infestados, bem como manter principalmente as escovas de cabelo limpas.
Já a escabiose, também conhecida como sarna humana, é uma doença de pele causada por um parasita que pode ser transmitido através de relações sexuais ou compartilhamento de roupas. Os principais sintomas são: coceira intensa, presença de lesões na pele especialmente entre os dedos das mãos, nas axilas, ao redor da cintura, nos pulsos, cotovelos, solas do pé, nádegas, regiões genitais, seios e joelhos.
Em Santa Isabel, o paciente é orientado sobre a importância de procurar atendimento médico caso identifique algum sintoma, pois um diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.