Mogi das Cruzes está participando do 33° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo com oito trabalhos expostos na 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e no 9º Prêmio David Capistrano.
O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), em Águas de Lindóia (SP), e neste ano tem como tema "Saúde e Democracia: Consolidação e Financiamento do SUS".
O objetivo do Congresso é promover debates e reflexões que envolvam a troca de experiências entre os 645 municípios paulistas. "Mogi das Cruzes conta com uma equipe bastante envolvida capacitada e interessada na melhoria constante dos serviços prestados à população, levando neste ano trabalhos sobre os mais diversos temas da área da saúde", informou o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.
Todos os trabalhos de Mogi das Cruzes estão expostos na Mostra de Experiências Exitosas, mas dois foram selecionados para rodas de conversas: "Impacto da Judicialização de Medicamentos e Insumos no Município de Mogi das Cruzes" e "Experiência de Desinstitucionalização: o Resgate da Cidadania e da Dignidade no Relato de Profissionais e Pacientes".
Nestes encontros, realizados na quinta-feira passada e ontem, os profissionais do município participam de debates mais aprofundados para esclarecimentos de dúvidas e troca de informações sobre os temas abordados.
Conferência
A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promovem hoje, das 8 às 14 horas, a 6ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório do Cemforpe. O evento cumpre a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que neste ano tem como tema principal "Democracia e Saúde" e como, eixos temáticos, "Saúde como Direito", "Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)" e "Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)".
Realizada a cada quatro anos, a conferência é uma oportunidade de comunicação com usuários, trabalhadores e gestores de saúde para discutir e planejar ações. Seus principais objetivos são impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade e fortalecer a participação e o controle social no SUS.