O rosto dos estudantes e funcionários da Escola Estadual Professor Raul Brasil foi pintado em grafite, na manhã de ontem, no muro da escola, como forma de homenagear as vítimas dos ataques, ocorridos em 13 de março. O autor da pintura é o artista plástico Francisco Cleyson, de 24 anos, que veio do Guarujá para fazer a pintura. Kleyson contou à reportagem que acompanhou o caso pela televisão e sentiu que precisava fazer algo. Porém, só na quinta-feira da semana passada, ele recebeu a confirmação da Prefeitura de Suzano e da diretoria, para realizar a homenagem.
O grafite começou a ser feito por volta das 9 horas e acabou em torno das 15. Moradores da região pararam alguns minutos para ver a arte de perto e acompanhar o trabalho do artista plástico. De acordo com Kleyson, a diretoria da escola irá fazer uma reforma nos muros em volta do prédio, dessa maneira, o desenho, os cartazes e as mensagens de carinho serão perdidos. No entanto, ele destacou que deixará uma proposta para a diretoria da instituição de ensino para ele realizar outros grafites em torno da propriedade.
O artista vem trabalhando com grafite há pelo menos sete anos, "Eu comecei como grafiteiro de rua e fui aprendendo e melhorando. As aulas que eu recebi de desenho mudaram a minha vida. Por isso, tudo que eu faço nas escolas são só uma contribuição ao que a instituição me ajudou''. Os desenhos de Kleyson já rodaram pelo Brasil inteiro, não só como fotos que estão compartilhadas, mas também com trabalhos realizado em outros estados. (N.T.)
Texto supervisionado pelo editor.