Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, celebrado amanhã, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fez uma parceria com o artista plástico suzanense Ruy Guanaes, de 36 anos, para a exposição de uma pintura em grafite no muro da Estação de Suzano da Linha 11-Coral, próximo ao bicicletário.
O grafite faz parte do projeto "Galeria de Arte a Céu Aberto nos Muros da CPTM" e recebe apoio da companhia, que incentiva a arte urbana com o intuito de se aproximar do público jovem e contribuir para a conservação e renovação dos seus espaços, além de promover a valorização da arte.
Segundo Guanaes, a pintura representa a opressão sofrida pala mulher na sociedade. São três mulheres desenhadas, e há um lobo na ponta esquerda e outro na direita, trazendo a ideia de repressão. "Como eu sempre precisei resistir à repressão e preconceito das pessoas diante do meu sonho de ser artista, nos meus grafites o meu intuito é sempre alertar para as dificuldades", explicou.
Ao longo dos últimos anos, estações e muros da ferrovia vêm se transformando em grandes galerias de arte urbana. Para a realização dos projetos de grafite, a CPTM mantém inúmeras parcerias com artistas independentes. Além das comunidades convidadas, as ações de grafite contam com o apoio de empresas, ONGs e prefeituras.
A arte feita para homenagear as mulheres tem como proposta do artista representar as dificuldades cotidianas que elas sofrem em meio à sociedade. As imposições estéticas, os padrões e a falta reconhecimento para liderar diversas posições de chefia são obstáculos que inspiraram o artista.
* Texto supervisionado pelo editor.