O Centro de Especialidades Médicas (CEM) com cardiologia, oftalmologia, vascular, otorrinolaringologia, psiquiatria, neurologia e ortopedia e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Pilar serão abertos para a população em 2 de abril, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
Uma das prioridades do plano de governo do prefeito José Luiz Monteiro (MDB), o Centro de Especialidades Médicas funcionará no prédio do Centro de Saúde (CS) II, na avenida dos Expedicionários nº 1.255, no centro.
Além de contar com o atendimento dos especialistas, que diminuirá o contingente de arujaenses que deslocam-se pelas referências regionais para consultas médicas, o CEM realizará exames de imagem, eletrocardiograma, análises clínicas e ultrassonografia, dando mais resolutividade aos encaminhamentos.
Para dar mais comodidade aos pacientes, serão mantidos no CEM os atendimentos da Sala de Vacinas, de Dispensário de Medicamentos, Serviço Social, EMTU, Ouvidoria e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em IST/Aids, Programa de Controle a Tuberculose e do Programa de Combate a Hanseníase.
Vila Pilar
Com a abertura do CEM, os atendimentos de clínica geral, pediatria, ginecologia/obstetra, odontologia, entrega de medicamentos, enfermagem (vacina, curativos, controle de pressão arterial e glicemia) que acontecem no CS II serão transferidos para a UBS Vila Pilar, localizada ao lado da Escola Municipal Paulo Freire, na Rua Taylor do Nascimento.
Transporte
Atendendo a um pedido da Saúde, a Viação Arujá contará com três linhas de ônibus para atender os pacientes da UBS Vila Pilar: Linha 5 - Corrêas - Rodoviária, Linha 7 - Barreto via Centro Residencial e Linha 8 - Pilar via Centro Residencial.