A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso promovem a 2ª Conferência do Idoso de Arujá no dia 28, a partir das 8 horas, na Câmara de Vereadores, com o tema "Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas". Os interessados podem comparecer ao órgão, localizado na rua Rodrigues Alves 51, no centro.
Quatro eixos temáticos nortearão os debates e as propostas para a qualidade de vida da pessoa da terceira idade nos níveis municipal, regional, estadual e nacional: direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas; educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; e os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Uma das missões da etapa municipal é também eleger delegados representantes da cidade para as conferências estadual, que ocorre em agosto, e federal, realizada em novembro. "Esperamos que o cidadão participe ativamente. As conferências são uma forma importante de profunda participação popular na tomada de decisões e implementação de políticas públicas", diz a secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto.