Com o intuito de impulsionar os negócios no meio empresarial em diferentes segmentos, Mogi das Cruzes conta com uma unidade da Business Network International (BNI), que está localizada na avenida Francisco Ferreira Lopes, 590, em Braz Cubas. A organização internacional foi criada nos Estados Unidos e reúne profissionais de negócios em diversas comunidades com o intuito de ajudá-los nos empreendimentos.
A instituição, que está entre as que possuem maior referência no Brasil, tem grande reconhecimento internacional com grupos em diversos países e regiões, assim como o existente no Alto Tietê.
O grupo, formado por representantes comerciais de diversos segmentos, realiza reuniões nas quais os interessados trocam informações e experiências sobre as necessidades de cada área de atuação no mercado, a fim de construir relações duradouras junto aos líderes de áreas empresariais que transmitem técnicas para potencializar os negócios.
No Alto Tietê, por exemplo, existe o grupo BNI Prisma. Em Mogi das Cruzes há uma equipe que realiza reuniões periódicas com palestrantes de diferentes empresas, todas as sextas-feiras, às 6 horas, em restaurante localizado em Braz Cubas.
A BNI Prisma iniciou suas atividades em 14 de fevereiro de 2014 e foi a pioneira na região do Alto Tietê. Em fevereiro deste ano, a equipe comemora cinco anos de atividades com mais de R$ 65 milhões de reais em negócios fechados.
Todos as empresas de produtos, profissionais liberais e prestadores de serviços podem participar do grupo. A equipe Prisma é formada por 80 empresas de diversos segmentos, com negócios relacionados desde publicidade até fornecedores de materiais para construção. Sabendo que a BNI possui diversas equipes, as pessoas que desejam participar precisam buscar uma delas para se informar sobre os preços e certificar se podem ou não se candidatar ao núcleo, pois não é permitido que existam empresas do mesmo segmento em um mesmo grupo. Portanto, para que não ocorra nenhuma competição entre empresas do mesmo segmento, os futuros integrantes devem procurar a melhor e mais adequada equipe para a empresa em que atua.
Projetos sociais
Além dos negócios, os empresários realizam várias ações sociais para levantar recursos para creches e instituições, por meio de eventos realizados com o palestrante Mario Sérgio Cortella. Segundo o diretor comercial do grupo BNI do Alto Tietê, Daniel Aoyagui, de 38 anos, o pianista italiano Lucca Amitrano doou tudo o que recebeu de sua apresentação na Páscoa passada. Os materiais foram kits de higiene, leite em pó e chocolates. "No Natal, cada empresário presenteia crianças com brinquedos e roupas e todas essas ações geraram mais de R$ 100 mil em doações em cinco anos de atividade", contou o diretor.
*Texto supervisionado pelo editor.