A Secretaria Municipal de Saúde estará presente no Carnaval 2019. O Programa Municipal de ISTs/Aids - Infecções Sexualmente Transmissíveis estará distribuindo preservativos e prestando orientações sobre sexo seguro aos foliões. Na Avenida Cívica, duas ambulâncias e um posto médico serão disponibilizados para o atendimento de intercorrências.
O trabalho do Programa de ISTs/Aids visa reduzir a vulnerabilidade da população em adquirir doenças sexualmente transmissíveis e HIV, realizado tradicionalmente nesta época do ano. Para isso, a unidade móvel ficará estacionada na Avenida Cívica, em local autorizado, com estande de materiais para divulgação dos testes rápidos e PEP sexual. Também serão distribuídos preservativos masculinos e gel lubrificante para o público presente, além de uma estrutura para a oferta de exames para testagem de HIV, Sífilis e outras doenças.
Além das atividades preventivas, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará duas ambulâncias, uma na área central e outra na dispersão, e um posto médico para atendimentos de eventuais intercorrências. "Vamos trabalhar com dois médicos e três profissionais de enfermagem e os casos de maior gravidade serão encaminhados para as UPAs ou Pronto Atendimentos da cidade", informa a diretora do Departamento de Rede Básica, Rebeca Barufi.